Como o rock é um som ligeiramente machista, elegemos as dez melhores e mais marcantes mulheres na historia do rock n' roll mundial.
1º Lugar : Janis Joplin (19 de janeiro de 1943 - 4 de outubro de 1970). Cantora e compositora americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971. Nasceu em Port Arthur, Texas e iniciou sua carreira musical na Universidade do Texas na cidade de Austin onde começou a cantar folk e blues com seus amigos. Em 1963 mudou-se para North Beach, São Francisco retornando para sua cidade natal três anos depois para de recuperar do uso de drogas. Em San Francisco as suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda gravou um álbum em 1967. O destaque do primeiro disco foi a musica "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. O próximo álbum em 1968 Cheap Thrills marcou a carreira de Janis. Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure. Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Janis dispensa apresentações ficando com o nosso primeiro lugar.
2º Lugar: Joan Jett nasceu em Wynnewood, um subúrbio de Filadélfia, Pennsylvania. Ela se mudou para Wheaton, Maryland em 1967, mas saiu do Wheaton High School aos 15 anos para seguir a carreira musical. Ela mudou-se para Los Angeles, Califórnia e passou a frequentar o Taft High School em Woodland Hills.Ela foi uma das fundadoras do The Runaways juntamente com a baterista Sandy West. Micki Steele, Jackie Fox, Lita Ford, e Cherie Currie completaram a banda. Joan Jett era vocalista e guitarrista base da banda.Em 1979, Joan Jett começou a carreira solo. Ela gravou três músicas com os ex-Sex Pistols Paul Cook e Steve Jones (uma delas era uma versão cover da música "I Love Rock 'n Roll", escrita e gravada originalmente pelos The Arrows). O álbum de Jett foi intitulado com o nome dela e lançado no dia 17 de maio de 1980. O álbum foi lançado independente pois foirejeitado por 23 gravadoras, então Joan Jett se tornou a primeira mulher a começar sua própria gravadora. Ainda em 1980 Joan Jett formou o The Blackhearts. Joan Jett re-lançou o álbum Joan Jett com o nome de Bad Reputation pela Boardwalk Records. Depois de um ano de turnês e gravações, a banda lançou o seu 1º álbum chamado I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial, no mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, a música "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.
3º Lugar: Suzi Quatro nasceu em 1950, na cidade de Detroit. Desde de cedo, já se mostrava fascinada pela musica música. Com 14 anos formou junto com a irmã a sua primeira banda. Porem, Suzi Soul And The Pleasure Seekers não rendeu muito. Aos 21 anos já era uma contra baixista respeitada na cidade alem de cantar muito bem, levando a gravar algumas musicas pelo selo Rak records. O single Can the Can fez um sucesso absoluto levando aos próximos sucessos como "48 Crash", "Daytona Demon" and "Devil Gate Drive" admiradas pelo publico inglês. Alem dos corvers de versões clássicas como de Little Richard e Elvis Presley, ela lançou os álbuns "Suzi Quatro" (1973), "Quatro" (1974), "Your Mama Won't Like Me" (1975), "Aggro-Phobia" (1977), "If You Knew Suzi" (1978), "Suzi And Other Four Letter Words" (1979). No começo dos anos 80 o fim da parceria com a Rak Records levou-a ao esquecimento, mas ainda assim lançou três discos: "Rock Hard" (1981), "Main Attraction" (Polydor, 1983), "Rock 'Til Ya Drop" (Biff, 1988). Em 1991 ela lançaria ainda disco “Oh, Suzi Q” que não trouxe uma grande perspectiva.
4º Lugar: Ann e Nancy Wilson da banda Heart que apesar das constantes mudanças na formação são as únicas que permaneceram. O grupo ficou famoso nos anos 70 com sua música com forte influencia de grupos de hard rock, como Led Zeppelin, e também pelo estilo folk. Nancy Wilson (San Francisco, Califórnia, 16 de março de 1954) é cantora e guitarrista e Ann Wilson (nascida em 19 de junho de 1950 em San Diego, Califórnia) é a vocalista e flautista. A banda vendeu cerca de 30 milhões de discos no mundo inteiro e experimentou o auge do sucesso nos anos 80 com suas baladas, antes de deixar cair no esquecimento nos anos 90.
5º Lugar: Vixen é uma banda de hard rock estadunidense composta somente por mulheres, que atuou no final da década de 1980 e início da década de 1990. Foi formada em meados da década de 70 quando a guitarrista Jan Kuehnemund tentou formar uma banda de rock, mas devido ao machismo ela não foi aceita. Criou então uma das mais bem sucedidas bandas de rock feminino, o Vixen. A banda passou por diversas modificações, com as ex-integrantes Laurie Hedlund (bateria), Tâmara Ivanov (guitarra base) e Pia Maiocco (baixo, que deixou a banda para se casar com o guitarrista Steve Vai). Em 1987 a formação da banda é Janet Gardner no vocal, Jan Kuehnemund na guitarra e vocal de apoio, Roxy Petrucci na bateria e Share Pedersen no baixo. Depois de mais uma turnê Americana e Européia, acompanhando desta vez, Deep Purple, Kiss e Ratt, logo depois a banda termina, devido às divergências musicais entre as integrantes. Por enfrentar o preconceito e marcar seu nome entre as grandes bandas de hard rock elas ficam com nosso 5º lugar.
6º Lugar: Doro Pesch (3 de junho de 1964, em Düsseldorf, Alemanha) foi a vocalista da banda de heavy metal Warlock e uma das poucas cantoras de metal dos anos 80. Depois de diversas mudanças na Warlock e Pesch ter sido o único membro da formação original, o que seria o quinto álbum da banda foi lançado somente sob o nome Doro, deixando de se chamar Warlock e dando início à sua carreira solo. Sua primeira banda foi a Snakebite. No ano de 1983 ela deixa a banda para integrar o Warlock. Doro continua ainda com sua carreira solo, depois de três anos sem novos materiais em 2009 lançou seu ultimo disco, o Fear No Evil.
7º Lugar: Angela Gossow (Colônia, 5 de novembro de 1974) é uma cantora alemã, vocalista da banda sueca Arch Enemy. O Arch Enemy é considerado uma das melhores bandas de Heavy Metal da atualidade em se tratando de todos os estilos e sub-estilos do Heavy Metal, o Arch Enemy tem em sua vocalista Angela Gossow não somente um atrativo especial mas também seu mais belo poder de fogo. Além de sua performance explosiva nos shows da banda, Angela Gossow tem uma das vozes mais poderosas da história do Death Metal. Dona de uma voz gutural invejável e inacreditável, Angela Gossow consegue desbancar a maioria dos vocalistas homens deste estilo, mesmo os mais respeitados e admirados. Angela Gossow trabalhava em uma firma de publicidade e estudava economia, quando em 1999 ela fez uma entrevista com o Arch Enemy para uma revista online durante a turnê do Burning Bridges. Na ocasião ela entregou uma fita demo da Mistress, banda na qual cantava. Em 2000 Johan Liiva saiu do Arch Enemy e o guitarrista Michael Amott chamou Angela Gossow para fazer testes na Suécia para entrar na banda.
8º Lugar: D'arcy Wretzky (nascida em 1 de maio de 1968), é uma musicista famosa por seu trabalho como baixista da banda de rock alternativo The Smashing Pumpkins. Ela fundou a banda junto com o guitarrista Billy Corgan e e o guitarrista James Iha que foram a um bar assistir ao show de uma banda local. Não gostando do que estavam ouvindo, começaram a fazer algumas críticas. D’Arcy Wretzky, fã do grupo foi tirar satisfação com eles. Nessa discussão, ficaram sabendo que ela tocava baixo e na mesma noite, os três resolveram formar uma banda, o Smashing Pumpkins.
9ª Lugar: Kittie é uma banda de New Metal canadense de London (Ontário). Foi formada em 1996 pela vocalista e guitarrista Morgan Lander e sua irmã Mercedes Lander. A banda passou para o sucesso em 1999, quando a faixa "Brackish" tornou-se um hit único. A banda também apoiou, durante o início da década de 2000, o Slipknot em turnê pelo Reino Unido, abrindo-lhes vários concertos aumentando a popularidade da banda. A formação atual conta ainda com Tara McLoad na guitarra e Trish Doan no baixo.
10º Lugar: Pitty (Salvador, 7 de outubro de 1977) é uma cantora de rock brasileira. Ela já passou por duas bandas, Inkoma e Shes. Desde 2003 está em carreira solo, ao lado de Martin Mendonça, Duda Machado e Joe. Nascida na capital baiana, Pitty passou a infância em Porto Seguro, no mesmo estado. Seu pai, músico e dono de bar, tocava bastante as canções do conterrâneo Raul Seixas, e ainda de outros tantos rockeiros dos anos 1960 e 1970, como Beatles e Elvis Presley. Posteriormente, bandas como Faith No More, Lou Reed, Metallica, Muse, Nirvana, e Queens of the Stone Age, fizeram parte de suas influências.Também participou da banda Shes (1997-1999) como baterista e banda Inkoma (1995-2001), iniciando sua carreira como vocalista. Devido ao voto popular, Pitty levou vários prêmios no Video Music Brasil, da MTV Brasil, em três vezes seguidas como vocalista da banda dos sonhos, algo muito importante para sua carreira. Ao longo de seus cinco anos Pitty já ganhou 35 prêmios, é um icone do rock brasileiro atual merecendo nosso 10º lugar.
o comentario do F.( foda se ) a cantora doro pesch nao vem a portugal dar o concerto sera que os portugueses nao merecem. nao e muito conhecida em portugal porque os videos nao se vende nas lojas e na tv nao aparece. em portugal ha pouca televisao o que ha e so M. e fudido. a net nao presta e lenta nao da para ver videos e FUDIDO foda se isto e um comentario do foda se
ResponderExcluir