Confira no Youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=-YEWAGGLC_A
CLIQUE AQUI Para baixar
CLIQUE AQUI para baixar
História
Estima-se que 1 em cada 14 pessoas com menos de 50 anos, nos EUA tenha uma cópia deste álbum.O tema de Dark Side of the Moon terá sido em parte precipitado pela saída de Syd Barrett um dos membros fundadores dos Pink Floyd.O álbum contém alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes à época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo. Uma versão quadrifónica, foi também editada com novas misturas. Durante as gravações os Pink Floyd desenvolveram novos efeitos tais como gravações em duas pistas das vozes e guitarras (permitindo a David Gilmour harmonizar consigo próprio impecavelmente), vozes dobradas e efeitos estranhos com ecos e separação dos sons entre os canais. Até hoje, Dark Side of the Moon é uma referência para os audiófilos que o usam para testar a fidelidade, dos equipamentos de áudio.Outra característica do álbum são os trechos de diálogos entre as faixas. Os Pink Floyd entrevistaram várias pessoas, perguntando-lhes coisas relacionadas com os temas centrais do álbum, como a violência e a morte. O roadie "Roger The Hat" aparece em mais que uma (give "em a quick, short, sharp, shock...", "live for today, gone tomorrow, that's me..."). A frase no fim do álbum "there is no dark side of the moon really... matter of fact it is all dark" é do porteiro do estúdio Abbey Road, o irlandês Jerry Driscoll. Paul McCartney foi também entrevistado mas as suas respostas foram consideradas demasiadamente cautelosas para serem incluídas.
Wizard of Oz
Quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme de 1939 The Wizard of Oz (O Mágico de Oz, no Brasil, O Feiticeiro de Oz, em Portugal) ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum. Por exemplo o som da caixa registadora no princípio de “Money” aparece exactamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos, que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores; no momento em que a bruxa má aparece é tocada a palavra black, a bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata; no momento que Dorothy encontra Oz, entra a música Us and Them, soando Us como Oz bem quando aparece a 1a imagem de Oz; quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no audio surge barulho de avião, e muito mais. A banda insiste que isso são puras coincidências.Quando este facto começou a vir a público em 1997, despoletou um enorme interesse neste fenómeno. Uma pequena comunidade espalhou-se à volta de vários 'sites' para explorar melhor esta ideia. Quer as correspondências sejam verdadeiras ou imaginadas, alguns fãs do álbum gostam de ver "Dark side of the rainbow", como é chamada muitas vezes esta combinação. A sincronização é conseguida fazendo pausa (de preferência a versão em CD) mesmo no principio e parando a pausa quando o leão da MGM ruge pela terceira vez. Os membros dos Pink Floyd desmentem qualquer relação entre o álbum e o filme num MTV especial sobre o grupo em 2002. Eles afirmam que não poderia esta relação ser planeada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, visto na altura não existirem ainda os videogravadores.
Faixas
LP original de 1973
Créditos
Banda
Participações
· Dick Parry - saxofone
· Lesley Duncan - vocal de apoio
· Doris Troy - vocal de apoio
· Barry St. John - vocal de apoio
· Liza Strike - vocal de apoio
· Clare Torry - vocal em "The Great Gig in the Sky"
2º Lugar: Skid Row – I Remember You: Faz parte do primeiro trabalho da banda com o album intitulado do mesmo nome, em 1989 .Frase Marcante: Through the sleepless nights, through every endless day, I'd wanna hear you say, I remember you.
3º Lugar: Bad Company – If I Need Somebody: Foi lançada no nono trabalho da banda, o disco Holy Water de 1990, composta pelo vocalista Brian Howe e pelo guitarrista Terry Thomas. Frase Marcante: If you need somebody, the way that I need you If you wanted somebody, the way that I want you.
4º Lugar: Van Halen – 'Can't Stop Loving You: Foi lançada no disco Balance de 1995, foi escrita por todos os membros do grupo e homenageia a musica de Ray Charles do mesmo nome. Frase marcante: You know my heart is true, oh I can't stop lovin' you.
5º Lugar: Guns n' Roses – Don’t Cry: É uma musica que saiu simultaneamente em dois discos da banda, a versão original é a quarta faixa do album Use Your Illusion I, e a versão suplente apresenta-se no álbum Use Your Illusion II, a diferença está nos vocais mais aparente nos versos onde a letra e a melodia são diferentes Frase Marcante: Don't you cry tonight I still love you baby.
6º Lugar: Scorpions – Still Loving You: Lançada no album Love at first sting, nono trabalho da banda de 1984 composta por Klaus Meine e Rudolf Schenker. Frase Marcante: Is there really no chance To start once again I'm still loving you...
7º Lugar: Whitesnake – Is This Love?: É a super balada do auto-intitulado album de 1987, escrita pelo vocalista David Coverdale e o guitarrista John Sykes, tornou-se um dos maiores sucessos de 1987. Frase Marcante: This must be love 'Cause it's really got a hold on me.
8º Lugar: Europe – Carrie: Foi lançada no disco The Final Countdown de 1986. Foi co-escrita pelo vocalista Joey Tempest e o tecladista Mic Michaeli, a primeira versão consistiu apenas em teclados e vocais apresentado numa turnê pela suécia. Frase Marcante: Carrie, Carrie, things they change my friend Carrie, Carrie, maybe we'll meet again somewhere again.
9º Lugar: Aerosmith – Don’t Wanna Miss a Thing: é uma musica do album Nine Lives de 1997, fez parte da trilha sonora do filme Armageddon, foi escrita por Diane Warren e foi concebida originalmente à Celine Dion. Frase Marcante: I´d still miss you, babe And I don´t wanna miss a thing.
10º Lugar: Bon Jovi – Never Say Goodbye: Foi lançada em 1987 no álbum Slippery When Wet e foi composta por Jon Bon Jovi e Richie Sambora. A canção descreve o relacionamento entre dois jovens amantes, e seu desejo de permanecer juntos. Frase Marcante: Never say goodbye, never say goodbye Holdin' on - we got to try Holdin' on to never say goodbye.
É o álbum de estréia da banda, Esse álbum foi lançado apenas na Austrália, e em 1976 ele foi compactado junto com os outros hits do próximo disco, T.N.T., e então lançado para fora do país com o mesmo nome, High Voltage.
Faixas
Todas as músicas são escritas por Angus Young, Malcolm Young, e Bon Scott, excepto onde anotado.
Formação
para Baixar: http://www.megaupload.com/?d=WPUOPKXU